Câmara aprova atualização do Plano de Saneamento Básico de Campestre
O projeto, que teve todas as suas explicações demonstradas em audiência pública no último dia 23, contém um diagnóstico integrado da situação local, com dados atualizados, projeções e análise do impacto nas condições de vida da população. O último plano estava com seus dados referentes a 2017.
As metas, que tiveram de ser renovadas após ofício da ARSAE - Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – foram baseadas em dados obtidos através da Copasa e mostram que o Índice de Abastecimento de Água e o Índice de Cobertura de Abastecimento de Água estão acima dos 90%, quadro solicitado pela ARSAE para o ano de 2033.
Entretanto, o quadro de cobertura de serviços de redes de esgotos no município está zerado, ou seja, tanto o Índice de Atendimento quanto o Índice de Cobertura de Esgotamento Sanitário são inexistentes.
ETE
Segundo as palestrantes, o projeto para que se inicie o tratamento de esgoto será a possível construção de ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto), visto que as estas instalações deverão serem construídas tanto na zona urbana quanto na zona rural.
“Para estas estações, em que estamos começando do zero, nossa meta é já em 2026 ter a contratação de uma empresa para a elaboração de todos os projetos e ter uma noção da viabilidade ou não da construção destas Estações”, relatou
Ainda segundo as secretarias, estas Estações devem estar localizadas na parte baixa da cidade e em bairros rurais em que se tenham muitos habitantes, como o Distrito Posses de São Sebastião.
“Estas nossas metas foram idealizadas para que andem junto com os serviços e orçamento do Município, visto que todos os trabalhos precisam ser realizados por empresas contratadas e não pela Prefeitura e isso fica em valores alto e não podemos fazer algo que atrapalhe o andamento das obras em que estamos trabalhando em beneficio da nossa população”, finalizou a secretaria de serviços urbanos, Lívia Moura.
Para ter acesso ao projeto todo, basta clicar aqui
Câmara de Vereadores de Campestre, de mãos dadas com a população!